Empreendedorismo Legislação Poupança

Calculadora Salário Líquido 2018

Calculadora Salário Líquido
Written by A Carteira

Calculadora Salário Líquido

Calculadora Salário Líquido


Calculadora Salário Líquido 2018

Com as constantes alterações na tributação das famílias portuguesas podemos ficar algo confusos sobre qual será o nosso salário líquido. Para lhe facilitar a vida, a Carteira disponibiliza uma Calculadora Salário Líquido para 2018 onde poderá ter uma estimativa relativa ao rendimento que terá todos os meses.

Para que consiga ter uma simulação o mais aproximada possível, sugerimos que tenha consigo os seus recibos de vencimento e o seu contrato de trabalho. De seguida, simule o seu caso concreto e veja as alterações que irá sofrer de 2017 para 2018.

Algumas ferramentas permitem-lhe uma maior eficiência fiscal no IRS

Se é funcionário de uma empresa privada, possivelmente terá a possibilidade de ter parte do seu rendimento em vales infância (receber parte do seu vencimento em formatos que não são tributados) ou em cheques-refeição (neste caso, terá uma isenção parcial dos impostos a pagar). O fundamental é que procure reduzir ao máximo a sua carga fiscal utilizando as ferramentas que tem ao seu dispor. Tenha em mente que ao receber parte do seu vencimento nestas ferramentas permitidas pela Autoridade Tributária possivelmente irá conseguir baixar o seu escalão de rendimentos e, com isto, aumentar a probabilidade de ter uma devolução de IRS no final do ano.

Comece a planear o seu IRS de 2018

Não nos cansamos de reforçar a importância de começar a preparar o seu IRS com um ano de antecedência (daí termos criado esta Calculadora Salário Líquido). É verdade. A sua declaração de rendimentos diz respeito ao ano anterior, pelo que é nesse ano que tem de pedir as suas faturas com número de contribuinte bem como otimizar a forma de recebimento do seu vencimento para pagar menos impostos. Nunca se esqueça que tem de conhecer a lei para que a possa cumprir com rigor pois é justo pagarmos os impostos devidos.

Já reparou na carga fiscal?

Quem trabalha por conta de outrém tem uma carga fiscal muito pesada. Os dois principais impostos são o IRS (temos a retenção na fonte que depois poderá ou não ser devolvida) e as contribuições para a Segurança Social que servem um conjunto extenso de propósitos. Neste último caso, talvez faça sentido conhecer a nossa discussão em torno das reformas e da necessidade de poupar dinheiro para a reforma.

Dicas para pagar menos impostos

  • Peça sempre as faturas de todas as suas compras. Estas despesas entram nas despesas gerais familiares mas poderão originar a recuperação de IVA de certos serviços (como os cabeleireiros, as oficinas ou restaurantes);
  • Informe-se de sistemas de remuneração alternativos, como os cheques-creche, os cheques-refeição ou o pagamento de certos seguros e produtos de poupança como parte da remuneração;
  • Atualize o seu agregado familiar e a sua habitação própria e permanente;

Quais as suas dicas? Partilhe connosco as formas de poupar dinheiro nos seus impostos e aumentar o seu salário líquido. Se quiser poupar dinheiro no dia-a-dia, podemos sugerir que reveja o seu seguro de vida habitação ou que poupe dinheiro nas suas comissões bancárias?

ARTIGO: Calculadora Salário Líquido

Ligações úteis: Portal das Finanças

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário: