Crédito

O que é o mapa do Banco de Portugal?

Written by A Carteira

A forma como o Banco de Portugal tem procurado adaptar-se à era digital tem sido muito bem sucedida. As melhorias que têm surgido, nomeadamente no site (www.bportugal.pt), são um sinal disso mesmo. As atualizações constantes, a transparência na comunicação, os dados e as estatísticas estão muito bem apresentados.

Fruto desta forma de comunicar, o site do BdP tem uma área reservada aos particulares. Aqui podemos consultar informação da nossa vida bancária, nomeadamente o famoso “mapa do Banco de Portugal”. Este mapa é designado por mapa CRC (Central de Responsabilidades de Crédito).

Quem tem o nome no BdP?

Todos os clientes bancários têm um mapa CRC individual. Basta ter uma conta bancária que terá um mapa reportado no BdP. Se não tem qualquer crédito contratado o seu mapa estará sem qualquer registo de responsabilidades de crédito, mas é sempre possível consultá-lo.

Informações no mapa CRC

Neste documento estão espelhados todos os créditos em que temos o nosso nome envolvido. Sejam aqueles créditos em que somos titulares, ou mesmo os que somos apenas fiadores. Também irá verificar que constam nesse mapa os créditos potenciais. Ou seja, aqueles que poderemos a qualquer altura vir a recorrer a eles: fiadores, cartões de crédito por utilizar, contas corrente ou valores autorizados para descoberto em contas à ordem (muitas vezes conhecidas como conta ordenado).

A forma como estão tipificados os créditos no mapa CRC são, genericamente, as seguintes:

  • Regular – Se esse crédito estiver a ser pago sem atrasos.
  • Potencial – Créditos que estão em nosso nome, mas dos quais hoje não temos nenhum encargo, mas no futuro poderemos vir a ter (cartões crédito, créditos dos quais somos fiadores, etc.).
  • Incumprimento –  Se esse crédito estiver com atraso. Também irá referir o tempo de incumprimento.
  • Renegociado – Créditos dos quais já houve alguma reestruturação profunda resultante de incumprimentos do passado.

O mapa CRC tem mais informações além destas, nomeadamente quanto ao prazo original e em falta dos créditos, se há alguma garantia associada ao mesmo, se é um crédito de responsabilidade individual ou conjunta, entre outras. Mas as mais relevantes para a análise de atribuição de novo crédito são as tipologias da situação dos créditos que foram referidas acima.

Periodicidade da atualização do mapa

A consulta do mapa CRC é muito simples, pois apenas precisará de ter consigo o NIF e a senha de acesso ao portal das finanças. O mapa atualiza todos os meses, sempre por volta do dia 20 e convém que verifique o mesmo com frequência.

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo