Opinião

Orçamento Familiar – 2 mais 2 são sempre 4

Orçamento Familiar
Written by A Carteira

Todas as famílias sabem que gerir o seu orçamento familiar implica identificar quanto recebemos e quais as nossas despesas. Se queremos gastar mais do que ganhamos vamos ter de cortar na poupança ou teremos de nos endividar.

O endividamento está a aumentar…

É certo que esta tem sido a tendência nos últimos meses, com a queda expressiva da taxa de poupança e o aumento considerável do financiamento de curto prazo. Mas sabemos que ao reduzir a poupança ou endividar acabamos por perder dinheiro, na medida em que no primeiro caso deixamos de receber juros e no segundo passamos a ter de suportar um encargo financeiro.

A matemática funciona quer no orçamento familiar quer no orçamento de estado. Na prática, as opções dos últimos anos têm-se traduzido numa redução significativa do investimento e das despesas de funcionamento do estado, com os resultados (tristes) que estamos a ver. E vemos estes resultados porque não podemos fugir à matemática.

Para aumentar a despesa temos de aumentar a receita

Se queremos aumentar despesas temos de aumentar receitas (impostos). Se queremos aumentar despesas sem aumentar receitas temos de cortar noutro lado. Podemos querer pagar mais aos funcionários públicos mas teremos de pagar menos noutro lado. Como numa família, se queremos gastar mais no supermercado temos de cortar as despesas com o lazer. Não há volta a dar e os problemas surgem quando nos tentamos enganar a nós próprios ou quando tentamos enganar os outros.

Rigor orçamental é sempre positivo. É positivo que controlemos os nossos custos e que procuremos ter o orçamento familiar equilibrado, se possível gerando poupanças que permitam valer-nos no futuro. Os imprevistos acontecem, só não sabemos quando. E é tão bom conseguirmos ganhar dinheiro com as nossas poupanças e investimentos. Sejamos mais exigentes para podermos colher os frutos.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo