Opinião

Consumir é preciso

cartão de crédito
Written by A Carteira

O consumo é bom e necessário. Apenas defendo um consumo esclarecido, para não cairmos na teia do consumismo. Prova da importância deste tema é a existência de um Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Esta efeméride ajuda-nos a refletir sobre a importância de lutar por um consumo informado.

Os principais direitos do consumidor são negligenciados

Quando temos necessidade de fazer esta defesa é porque subsiste a consciência que os principais direitos do consumidor são negligenciados. E enquanto assim for, a relação com a parte que vende, será mais forte para ela do que para o consumidor.

Os principais direitos do consumidor, enunciados em 1962 por J.F. Kennedy, são o direito à segurança, à informação, à escolha e o direito a ser ouvido. Felizmente, muitos destes direitos têm sido conquistados e hoje vivemos num nível de maturidade de direitos do consumidor bem melhor que há umas décadas. Contudo, a segurança no consumo, o acesso à informação clara, a possibilidade de escolha e um espaço para o consumidor ser ouvido ainda precisam de ser melhorados.

O consumo das famílias fomenta a economia

Um dos principais motores da economia é o consumo das famílias. Mas se este é feito apenas por instinto e sem capacidade de ponderação das consequências, ou sem a consciência de todas as implicações futuras de uma decisão de consumo, então acabamos facilmente numa sociedade consumista. Para quem vende, o interesse primordial é que o consumidor não pense muito e sinta-se confortável numa sociedade assim. Mas para o lado do consumidor é urgente tomar as rédeas às decisões de onde aplica o seu dinheiro que tanto custou a conquistar.

Nos dias que correm torna-se ainda mais importante ter a noção clara de onde aplicamos o nosso dinheiro. Chamamos muito a atenção para a necessidade de construir um orçamento familiar “com pés e cabeça”, procurar informação, negociar e usar o poder de mercado para poupar dinheiro. Pequenas coisas como ter atenção ao seu seguro de vida, ao seguro multirriscos, ao preço dos créditos ou à aplicação do seu dinheiro em produtos com outros níveis de retorno

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: